serviços


Hospital Dia Ciclos

Muitas vezes, por falta de recursos terapêuticos mais completos, as pessoas acabam recorrendo à internação psiquiátrica para tratamento de transtornos mentais mais graves, no entanto, os serviços substitutivos como os hospitais dia têm se mostrado um recurso potente e efetivo para o tratamento e controle destes. É um serviço estruturado para pessoas que não estão conseguindo se manter estabilizadas apenas com o suporte de consultas individuais, mas podem apresentar grande melhora com uma assistência mais completa.

O Hospital Dia (HD) funciona de 8 às 17h. Este tratamento inclui além das consultas com psiquiatra e psicólogo, uma série de atividades terapêuticas planejadas como: grupos terapêuticos, atividades físicas diversas, artes, artesanato, acompanhamento à família, atividades externas, passeios, confraternizações, entre outros – sempre conduzidas por uma equipe multiprofissional especializada composta por médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico, técnico de enfermagem, entre outros. A medicação também está incluída nesse formato de assistência, sempre sob a orientação e cuidado da equipe médica e de enfermagem. São muitos profissionais sempre prontos para assistir as diversas necessidades dos pacientes.

Em um lugar que funciona também como um espaço de convivência, encontra-se suporte, tanto através das atividades e dos profissionais, quanto dos vínculos estabelecidos na convivência com o grupo. A família também é assistida, tendo um horário semanal destinado à reuniões para orientação e apoio.

O hospital dia oferece as modalidades intensiva (segunda à sexta-feira), semi-intensiva (duas a três vezes na semana) ou não-intensiva (uma vez na semana), escolhidas a depender do plano terapêutico traçado em conjunto com o paciente, a família e a equipe. É, portanto, um tratamento que respeita e é coerente com as necessidades individuais apresentadas por cada paciente em seu adoecimento e sua vida.

Este maior contato da equipe com o paciente e sua família proporciona a melhora ou até mesmo a estabilização dos quadros clínicos e conseqüente prevenção de novas crises. Afastando-se, assim, a desestruturação e o isolamento causados pelas crises e internações psiquiátricas, possibilitando um trabalho que favorece a reestruturação social, independência e exercício da cidadania das pessoas assistidas.

O atendimento é voltado para pacientes a partir de 18 anos, para tratamento de transtornos mentais e dependência química.

Para iniciar o tratamento em hospital dia, são agendados dois momentos, um acolhimento com um profissional da equipe multiprofissional e uma consulta médica.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar o hospital dia, através do telefone:3033-6011.

 

Consultas

  • Psicólogo

O  Núcleo CICLOS oferece atendimentos com  psicólogo em diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitiva  comportamental, análise do comportamento e psicanálise.  Há tanto a opção de atendimento individual, quanto psicoterapia de  grupo.

  • Psiquiatra

Atendimento com especialista para avaliação, prescrição de suporte medicamentoso e acompanhamento regular.

  • Acompanhante terapêutico

Modalidade de tratamento onde o terapeuta realiza intervenções junto ao paciente em suas atividades cotidiadas.

     

    Yoga, Pilates de solo, Meditação, Artes

    Nossa clínica oferece atividades diferenciadas e já comprovadamente eficientes na prevenção e tratamento de sofrimentos psíquicos, assim como na melhoria na qualidade de vida de maneira geral.

    Entre em contato para maiores informações sobre horários e outras aulas.

     

    Núcleo Acadêmico

    É o espaço voltado para a discussão e disseminação do conhecimento na área da saúde mental e temáticas relacionadas. Parcerias com universidades e profissionais, estágios, palestras e cursos diversos fazem da ciclos um local culturalmente vivo e em constante construção.

     

    Convênios 

    O Núcleo Ciclos atende convênios e particular. Acesse a aba convênios para maiores informações.